segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Dane a cultura ? Centro de pesquisas teatrais do Teatro Armando Melo é despejado e Forró na feira já faz falta


Ao contrário do que diz a sabedoria popular, depois da tempestade nem sempre vem a bonança. Quando se trata de Cultura que não seja da cana de açúcar, então, a coisa se inverte. Depois que a nova Mesa da Câmara, comandada pelo empresário Mazinho, resolveu despejar a Biblioteca Dr. Moacyr do Carmo, sem explicar o desaparecimento de cerca de 22 mil volumes do seu acervo, o Subsecretário de Cultura do município resolveu sair da sombra com um ato que ele talvez ache heróico: despejou das dependências do Teatro Municipal Armando Melo, o corajoso TEMAM, o premiadíssimo grupo CPT-Centro de Pesquisas Teatrais – que existe há 17 anos. Com isso, os 200 alunos inscritos para o novo curso de teatro, que começaria em março, ficaram sem local para as aulas e os ensaios.O mais curioso é que o ato não foi assumido pela Secretária Ana Jansen, mas pelo sub, João Carlos Barreto, que é membro da Academia de Letras e Artes de Duque de Caxias, além de ser ligado à Escola de Samba Grande Rio, isto é, uma pessoa envolvida com a Cultura. E tudo isso ocorre no momento em que o CPT acreditava que estava salvo o TEMAM, que o ex-prefeito Washington Reis queira implodir, juntamente com o Shopping Center, onde fica o primeiro teatro público de Duque de Caxias, inaugurado em 1967 pelo prefeito Moacyr do Carmo, que passou a ser uma escola de formação de artistas, técnicos e de platéia para as artes cênicas. Não podemos esquecer que o “Forró na Feira”, criado no primeiro Governo Zito, através de lei de iniciativa de Laury Villar, está ameaçada de exílio pois o prefeito não quer mais ver a Praça Governador Roberto Silveira ocupada por barraquinhas de churrasco de carne de sol ou de buxada de bode. E olhe que o prefeito é pernambucano!


3 comentários:

Anônimo disse...

vergonhoso, vergonhoso, vergonhoso, temos que tirar esse prefeitinho do poder, fora zito já

Anônimo disse...

o que esse prefeitinho esta pensando da vida ? a classe artistica de caxias está de luto

Anônimo disse...

UM ABSURDO O QUE O ZITO FEZ COM O FORRO NA FEIRA.NÃO DEU ALTERNATIVAS PARA MILHARES DE PESSOAS QUE TRABALHAVAM DIRETA OU INDIRETAMENTE NO EVENTO.
O PREFEITO FOI MORDIDO PELA MOSCA AZUL.NAO ESCUTA O CLAMOR DAS RUAS.SERA QUE ELE ESQUECEU COMO SER POLITICO.ALGUEM DISSE PARA MIM, ZITO ESTA SE VINGANDO. DE QUE?CHOQUE DE ORDEM.QUANDO NÃO VEM ACOMPANHADO DE ALTERNATIVAS É COVARDIA.DUQUE DE CAXIAS SE TRASFORMOU NA CIDADE DOS SOBRESSALTOS. QUE ACONTECERA AMANHÃ.OS POLITICOS PASSAM O POVO PERMANECE.MESMO MACHUCADO E DECEPCIONADO VAMOS SOBREVIVE A ESSA POLITICA DESASTROSA DE UM HOMEM QUE ERA REFERENCIA EM CAXIAS .HOJE PARA MIM O ZITO DO PASSADO MORREU. NO SEU LUGAR OUTRO. QUE NÃO LIGA PARA OS MAIS HUMILDES. \DESCULPE-ME MEUS IRMÃOS EU TAMBEM ACREDITEI.ANIMO FÉ EM DEUS. ESSE NÃO MUDA. CARGOS, DINHEIRO STATUS.MUDAM MUITA GENTE. CUIDADO.NADA É ETERNO NEM A VAIDADE QUE MILHARES DE VOTOS CRIOU.