sábado, 9 de maio de 2009

Morte e Medo - Trânsito em Caxias vira um caos no governo Zito


Na manhã desta sexta-feira, 8 de maio de 2009, uma jovem de pouco mais de 20 anos foi a primeira vítima fatal no trânsito próximo à Câmara Municipal, depois das mudanças efetuadas no local na gestão do prefeito Zito e do vereador Mazinho, presidente da Câmara. A vítima, que segundo pessoas que estavam no local estava acompanhada de uma criança, foi atropelada na rua Paulo Lins, em frente ao prédio do Poder Legislativo, por um ônibus da empresa Santo Antonio (linha Grmacho-Hospital Infantil, placa KVL-1734), que vinha da avenida Presidente Vargas, no início da manhã, e seu corpo ficou estendido no asfalto, sob a guarda da Polícia Militar e observado por populares. Pelo que se sabe, este foi o primeiro caso de atropelamento fatal ocorrido no local.
A PM não dispunha de plástico preto para cobrir o corpo e a situação foi contornada com a cessão, por um comerciante próximo, de um pedaço de pano branco que servia de embalagem de mercadorias. Como o mesmo não cobria todo o corpo, algumas vísceras da vítima ficaram a descoberto, causando grande indignação a quem por ali passava. Mesmo sendo o local um cartão de visita da cidade, a perícia só liberou o corpo - ainda não identificado - há pouco mais de uma hora, por volta do meio dia. Isso porque, revoltados e exaltados com a demora, populares tentaram invadir o prédio da Câmara mas foram contidos com a chegada de uma terceira viatura da Polícia Militar. Eles falavam palavras de ordem contra Zito e trocaram gritos com os policiais.O cruzamento da Rua Paulo Lins entre a Praça Governador Roberto Silveira e a Rua Prefeito José Carlos Lacerda, conhecido como "esquina do perigo", é uma área de risco para pedestres e motoristas, especialmente depois que o prefeito mandou demolir o muro divisório entre as duas pistas. O sinal existente na esquina com a praça, controla o fluxo proveniente do bairro Itatiaia e da avenida Brigadeiro Lima e Silva, não sobrando espaço nem tempo para os pedestres. Quando Zito era presidente da Câmara, o problema já existia. Os oito anos que ele comandou a prefeitura não foram suficientes para que a Secretaria de Serviços Públicos encontrasse uma solução para o problema, mesmo tendo sido dirigida na época por um especialista em trânsito e transportes. Hoje a cidade conta com “sinais inteligentes” mas o governo, ao que parece, é burro.Pelo que se percebe, a preocupação parece ser apenas com o trânsito, e não com o pedestre, que fica à mercê do perigo. Quem passa pelo local tem certeza de que esta não será a única vítima da disputa entre a turma do jaleco amarelo e os guardas municipais, como se viu nesta manhã, quando o trânsito ficou a cargo dos próprios motoristas. Isso porque nem guardas municipais nem os “amarelinhos” tomaram qualquer atitude para minimizar o problema e ordenar o trânsito em direção ao Viaduto e evitando novas vítimas. O que valia era o ditado: cada um por si. Resultado: um congestionamento colossal que paralisou o centro da cidade por muitas horas.E o Zito está pensando em comprar “caveirões” e helicópteros para uma guarda municipal despreparada, desmotivada e desmoralizada, porque sua única função é multar os motoristas, haja visto que a prefeitura está com uma quebra de caixa colossal.Anotem aí: a arrogância e a prepotência do Secretário conhecido como Filé não vão permitir mudanças no trânsito e, infelizmente, teremos outras fatalidades.

3 comentários:

Anônimo disse...

parabens pra quem votou nele agora nao adianta chorar como eu que votei tambem, mas nao sei porque ele esta com um governo tao ruim, só pode ser seus assessores

Ana Beatriz Nogueira disse...

Na verdade, o Zito nunca prestou. No seu primeiro governo, tinha gente mais competente, dedicada, esforçada e mais compromissada com a cidade, pois eram praticamente todos daqui.
Hoje, é a "lei de murici", cada um que trate de si. E os "estrangeiros" então, alojados na Educação, na Cultura e outros locais, não estão nem aí para nós, contribuintes. O negócio deles é faturar sem esforço.

Anônimo disse...

Fato curioso é que atualmente os guardas municipais multam a qualquer parada que o motorista esteja aguardando alguém, o que está correto. Condudo o que está completamente incorreto são aqueles veículos estacionados na calçada, em frente a caçalda da Câmara Municipal, inclusive com cavaletes e guardadores de cada vereador. Mais abaixo, os veículos ficam atravessados, com cones sinalizandos, pois os veículos tomam parte da rua, as calçadas ficam competamente oculpadas e os pedestres tem que arriscar-se no meio do trânsito que está sendo desviado do viaduto, isso é simplestemtne absurdo.